segunda-feira, 19 de março de 2012

Aos Meus

Não me surpreende nada que os amigos signifiquem tanto em minha vida. Cada um, a sua maneira, são essenciais para que eu continue, apesar dos pesares todos. E eu faço questão de dizer isso, seja através de textos ou de qualquer outra forma. Eu sinto necessidade de comunicar o quanto cada um é importante.

Eu li certa vez, que um talo de girassol não suporta o peso da flor. Estranho, né? Logo o talo, que está ali pra dar suporte e firmeza, não aguenta a flor. Ele, que é do mesmo gene, da mesma família... Ele não suporta o peso da flor. Pensando nisso, acho que podemos usar como metáfora pra vida.

Às vezes, pra quem está mais próximo, pra quem tem ligação sanguínea conosco, aqueles que foram criados para nos dar suporte, eles não conseguem a aproximação que os amigos conseguem. Talvez as mães vão dizer ‘sou amiga da minha filha’, mas todos nós sabemos o quanto é importante se sentir amado por alguém, um alguém que não tem motivos óbvios para nos amar, respeitar, ajudar, suportar, mas, mesmo assim, o fazem.

Eu leio esses textos clichês sobre a importância da amizade, o entendimento dos ciclos, os possíveis desencontros, as mudanças de interesses, as brigas e nada me faz mudar de pensamento. Parte do que eu sou, devo a cada um dos meus amigos que me ajudaram muito, quando nada parecia dar certo. Ou, quando tudo era muito bom e brindávamos à vida, aos amores, ao dinheiro, e a todas as coisas boas que poderíamos ter.

Talvez daqui quatro ou cincomeses, os e-mails não sejam tão rotineiros, as ligações menos ainda, as visitas se tornem mais eventuais, mas, ainda assim, as marcas que cada um deixou em mim vão ficar. A maneira de falar sorrindo, a maneira de enxergar a vida, a forma de acreditar que o amanhã é logo ali. Tudo isso, independente de qualquer coisa, vai permanecer. E são por todas essas marcas que eu os julgo preciosos, amados, queridos, bússolas, presentes de Deus. Obrigada por mais um ano. Obrigada por me fazerem acreditar na beleza da vida, no amor das pessoas e, sobretudo: obrigada por acreditarem em mim.

Com todo amor de sempre,