domingo, 1 de abril de 2012

Em alguns casos, só em alguns, minta

Convencionou-se o dia da mentira, ok. Assim como qualquer outro dia que ninguém procura saber o sentido, mas faz uma piada sobre, prega uma peça, faz uma matéria de comportamento e coloca na revista de domingo. Estando ou não no calendário, sendo ou não feriado nacional, convencionou-se. Nada mais justo do que parar pra pensar sobre o assunto, então.

Confesso que, eventualmente, minto. Daquelas mentiras que julgamos não fazer mal a ninguém. Aquela clássica de responder ‘estou chegando’, quando ainda se está em casa ou longe do destino. (Nesse momento aproveito para pedir perdão pelos meus atrasos e mentiras, rs). Aquela outra de responder ‘tudo ótimo, e você?’. Eu fico pensando que são respostas que servem pra minimizar as consequências.

Observe a cena: Passo pela rua, andando às pressas pra pegar um ônibus qualquer (desconsidere a greve só por hoje). Daí passa um ser que não vejo desde a minha formatura da oitava série, e pergunta, só por educação: ‘Tudo bem, querida?’. Imagina se eu fosse falar a verdade. ‘Tá tudo mais ou menos, o trabalho tá bom, mas a faculdade tá um saco. Ah, eu to com uma cólica dos infernos e isso me lembrou que preciso ir ao médico pra ver meus ovários. Mas to sem tempo até pra comer. É, emagreci por isso. E .......’ Nesses casos, minta. Por favor

Na verdade, poderia enumerar vários estilos de mentiras e de mentirosos. Tenho amigos que são ótimos, criam histórias com uma facilidade que costumo dizer que Manoel Carlos deve intensificar os cursos de especialização na área. Outros criam histórias que nem eles seriam capazes de acreditar. São criativos, caricatos, arriscaria dizer que algumas histórias têm até um quê de ficção. Tenho alguns que vivem numa mentira eterna. Ele finge que é verdade e eu juro que acredito. Dois mentirosos.

Mas tenho orgulho dos meus amigos, porque eles podem mentir de vez em quando, mas eu minto também. Eles sustentam meus personagens, quase todos os dias. Dão força, acham graça. São expectadores da minha dramaturgia, digamos assim. Não teria a menor graça sem eles. Não estou dizendo que sou uma mentira, não isso. Só estou dizendo que você pode acreditar no que vê, mas o que você vê pode não ser verdade.

Não apele tanto pela verdade, porque se achasse alguém que te fala a verdade sempre, com certeza não o suportaria. Principalmente quando você fala: ' To chato hoje, né?' ou 'Ai, acho que engordei'.



Boa semana.

Feliz dia da mentira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao menos pude lhe fazer pensar, meu caro ?