sábado, 2 de fevereiro de 2013

Amor pra vida toda

Ela veio dizer que está feliz, está feliz porque encontrou um amor pra vida toda. Acho que é a 5ª vez em todos os anos de amizade que ela me liga dizendo que encontrou um amor pra vida toda. Sempre usa a expressão “Agora é sério, Dara. Pra vida toda.” Eu sempre sorrio como quem entende e acredita, porque eu entendo e acredito. Entendo a necessidade e esperança de acreditarmos que vai ser pra vida toda. Entendo essa euforia, ansiedade e felicidade ao encontrar alguém que nos promete Amor Pra Vida Toda. Dizendo assim, dá até título de filme. A realidade, e digo concordando com o texto de uma peça do Falabella, é que a gente não faz nenhum curso para aprender a amar. Diria ele que a gente ama de ouvido. Concordo. Como é difícil decifrar os sentimentos e estímulos todos – sexuais, emocionais, psicológicos, externos – e resumir tudo em uma palavra: amor. Coitado do amor. Ele tem que encaixar em tudo. Depois de dar nome, categorizar e entender um sentimento como amor, chega a certeza e lembrança de que somos humanos. Que erramos e talvez não sejamos capazes de tolerar e entender o outro. Chega a fase de amar apesar dos defeitos, e o bicho pega. A balança pesa. Talvez chegue o momento em que a paixão vá embora. E ai, ou a gente sublima o amor, ou acha outro. Eu acredito nesse quinto amor pra vida toda. Acredito porque ainda vejo as marcas, boas e ruins, dos amores que foram e serão pra vida toda. Amar talvez seja amadurecer junto. E os sinais de maturidade, esses sim, são pra vida toda. Sublime. ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao menos pude lhe fazer pensar, meu caro ?