terça-feira, 14 de julho de 2009

A primeira dose de nostalgia

Depois de algumas semanas ajeitando os detalhes do blog, depois alguns anos tentando ganhar intimidade com as palavras, eis aqui tudo o que não consigo expressar com as palavras verbalizadas . Sentimentos diários vão ser postados por aqui e ainda que não alcance um número grande de leitores, sentir e escrever se fazem mais importantes do que os meros números.
Como primeiro tema, escolhi falar da saudade! Sei que não é um verbo como se é de costume eu escrever, mas ainda sim decidi tentar inovar. Segue o fluxo. . .

-------

'A saudade é o sentimento mais incrível que pude conhecer. Eu sinto saudade do cheiro, da voz, do som que ouvia, de quase tudo que sentia. Como um buraco que nada preenche a saudade fica lá. Batendo firme, trazendo angustia, trazendo o transbordar de todos os turbulentos momentos os quais vivi, ela chega de mansinho e faz até rir no inicio. Sorrir sozinha, sabe como? Daquele dia em que deu tudo errado e tivemos que voltar pra casa molhados de chuva, da noite em que gargalhamos por horas por alguma coisa idiota, mas era com alguém especial, e por isso, tudo se fez novo, era tudo gracioso. Saudade sem tradução, sem muita explicação, simplesmente a saudade. Depois dos momentos de sorrisos lembro que nada é mais assim. As coisas mudaram, tempos se passaram e hoje são só boas lembranças. Aí eu pergunto: O que faço com os dias que se tornam compridos, com as noites que vejo se tornarem dia, com a eterna falta do que dizer? Por mais longe que se está de alguém, a pior das saudades são aquelas que se sabe previamente, que não vai ter como sanar. Não se acha nas prateleiras dos supermercados os sorrisos, abraços, rimas de amor, a amizade sem tamanho e muito menos aquele amor antigo. Nem a preços altíssimos, que dirá em promoção, meu caro. Melhor do que chocolate, melhor do que um dia na praia, melhor do que o teatro, do que a cor e o som é a presença consentida, é gesto, é a sinestesia, é amor puro, é a fragrância que se sente e se percebe com o olhar. As manias, as coisas bonitas, as noites olhando o luar, o empréstimo não só do livro, mas também de um sorriso que talvez eu não possa esboçar. Ah, a presença é coisa boa de cultivar, não ? Sentimos dores de todas as coisas, mas quando a dor é de saudade, não há verbo que possa traduzir, não há antitérmico que abaixe a temperatura, não há analgésico que cesse a dor.Fui ao médico esses dias, e sabe o que ele falou?

- ‘Aspirina da presença, querida, não há nada melhor pra essa dor.’


Saudade , por Dara Bandeira

11 comentários:

  1. Amei o texto, você escreve maravilhosamente beem! Já sabe que sou teu fãa née? Não por um blog bem escrito ou qualquer coisa, mas sim porque te acho uma ótima pessoa! ^^

    Adoro você, pode contar comigo, e vou ler sempre o que você postar, to apostando nesse blog!

    Tchau, beijoos :*

    ResponderExcluir
  2. Haaa!!! Amei o blog e o post, Dara. "DARABÉNS"!!! ;P

    ResponderExcluir
  3. Dara.Danada., já falei: só seu fã! Menina encatadora de palavras que faz o que bem entende com elas

    ResponderExcluir
  4. Sempre com lindas palavras, ta ficando boa nisso ein! Eternas saudades dos velhos tempos de escola!
    Amo vc by Daay

    ResponderExcluir
  5. eu já disse que você tem talento pra coisa,
    e tenho certeza que você ira crescer muito
    nessa sua nova caminhada da vida!
    te admiro muito, o texto está belo!
    te amo!

    ResponderExcluir
  6. Sucesso amiga, muito sucesso!
    ' Palavra,tenho que escolher a mais bonita
    pra poder dizer coisas do coração [...]'

    ResponderExcluir
  7. Nossa, palavras tão simples e tão belas. Porque o simples é algo belo. (:
    Parabéns Dara!

    beeijos e muitos sorrisos.

    ResponderExcluir
  8. Ai, Dara ~:
    Eu sei o que é saudade. Faz falta te encontrar todo dia às 6, comoo nos velhos tempos *-*
    HAHA

    O seu blog vai BOM-BAR! Tenha certeza :D

    ResponderExcluir
  9. Só em português existe a palavra saudade, usada para designar esse sentimento que nenhuma outra língua foi capaz de traduzir, não é?
    Penso que pior ainda do que a saudade que se sabe previamente, é SENTIR saudade previamente do que ainda não aconteceu.
    O texto tá maravilhoso, totalmente digno de abrir o blog.
    Parabéns, Dara.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  10. OI Dara...Achei Liiiindo o q vc escreveu...
    Relembrar o q nos faz sentir saudades é muito bom,mas eu gostaria de ter ao meu lado pessoas q me fazem sentir saudades...Vc sabe do q estou falando...
    Amiga,o seu Blog está lindo...
    Bjsssssss

    ResponderExcluir
  11. Eu vejo você em Londres !

    ResponderExcluir

Ao menos pude lhe fazer pensar, meu caro ?